Número total de visualizações de páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

Factus Literário no bate-papo com Alyson Noel...




Ainda com um pouco de atraso, não poderíamos deixar de postar mais um evento em que o Factus Literário marcou presença. No dia 21 de agosto, a escritora americana Alyson Noel esteve na Fnac Campinas para lançamento de seu mais recente livro, “Sonhos”, primeiro volume da série The Soul Seekers (Os Caçadores de Alma).

Antes da sessão de autógrafos, Alysson conversou com o público presente, falou sobre a carreira de escritora (que começou após desistir da carreira de aeromoça depois dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos), sobre inspiração e sua forma de trabalhar, entre outros assuntos. Ela também respondeu perguntas dos fãs, entre elas sobre a série “Os Imortais” (que vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares no seu próprio país e mais de 300 mil no Brasil).

Durante o bate-papo com a diva americana, estavam presentes os escritores Raphael Draccon, que direcionava as perguntas à escritora, e a também escritora Carolina Munhoz, que exerceu o papel de intérprete durante o evento.

Abaixo fotos com os escritores após o evento.

Mais uma vez Factus Literário marcando presença nos eventos literários de Campinas e Região. 





Factus Literário na Bienal 2012...




Com um pouco de atraso (talvez muito), nós do Factus Literário não poderíamos deixar de registrar nossa presença no maior evento literário da América Latina: a Bienal do Livro. A edição 2012 aconteceu entre os dias 9 e 19 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e neste período recebeu mais de 750 mil visitantes (segundo dados dos organizadores). Nós, do Factus Literário, é óbvio, estivemos lá no dia 11 de agosto e aproveitamos para conhecer os stands de várias editoras, encontrar escritores (e amigos) e claro, comprar livros. Para todo amante dos livros, a Bienal não é apenas um grande evento, mas uma grande tentação. Brincadeiras à parte, é a oportunidade perfeita para se conhecer novos títulos, encontrar os escritores e trocar ideias, fazer novas amizades e aumentar (muitas vezes, absurdamente como no meu caso!) a lista de desejos de títulos, clássicos e contemporâneos.

No link abaixo, vocês conferem algumas fotos da Bienal do Livro. É o Factus Literário marcando presença também nos eventos literários. 



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Seus Lindos Lábios



Não é à toa que “Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios”, de autor Maçal Aquino, chegou às telonas do cinema brasileiro. O romance reúne muito daquilo que o público gosta de ver: romance conturbado, polêmicas, misérias humanas e um final feliz.

O livro é narrado por um fotógrafo de meia idade, Cauby, que, a trabalho, foi obrigado a viver por um tempo no interior do Pará, em uma cidade pequena que vive basicamente da mineração do ouro. Graças a esse trabalho, o fotógrafo acaba forçosamente conhecendo e se envolvendo pouco a pouco com as mais diversas personagens daquele lugar.

A ação começa quando ele conhece Lavínia, uma moça misteriosa com quem esbarra sem querer em uma loja de variedades, coincidentemente graças a uma paixão em comum: a fotografia. Mas a moça é misteriosa e tem mais segredos do que se possa imaginar.

Cauby e Lavínia acabam se envolvendo emocionalmente, e o romance se desenrola em volta deste relacionamento complicado e mal visto pelo povo de uma cidade pequena.

Romance de leitura fácil e fluida, apresenta um defeito, em minha opinião: a história começa a ser narrada em primeira pessoa; portanto, o narrador só conhece aquilo que viveu. Porém, o autor usa o tempo presente também para descrever cenas no passado, como se o personagem principal estivesse narrando o que vê num filme diante de seus olhos. Posteriormente a narração muda sem aviso para terceira pessoa, pela voz de um narrador. Para quem lê pela primeira vez, a impressão é de que o fotógrafo é quem continua narrando, e isso gera a dúvida: “como é que ele sabe?”. Num terceiro momento, a narração volta para a primeira pessoa, mas no passado, com quem de fato conta uma história.

Desconheço o filme, mas li e vi muito sobre a opinião alheia e parece que teve êxito. Ignoro aqui os comentários daqueles que falam mal de filme brasileiro só porque é filme brasileiro. Da minha parte, só posso recomendar a leitura.